Resposta
No início da criação, Deus disse: “Que haja luz” «E disse Deus: Que haja luz. E houve luz. », (Gênesis 1:3), e a luz surgiu, separando-se das trevas. Alguns questionam com quem Deus está falando. Haveria algum guardião cósmico mantendo a luz trancada?
A expressão “que haja luz” é a tradução da frase hebraica yehi ˈor, que foi traduzida como “fiat lux” em latim. Uma tradução literal seria um comando, algo como “Luz, exista”. Deus está falando no vazio e ordenando que a luz venha a existir. A Bíblia nos diz que Deus criou os céus, a terra e tudo mais simplesmente falando-os à existência (Gênesis 1). Sua personalidade, poder, criatividade e beleza foram expressos na criação da mesma forma que a personalidade e os atributos pessoais de um artista são expressos através da arte ou da música. A ideia de luz, existindo primeiro na mente de Deus, recebeu forma pelas palavras “Que haja luz” ou “Que a luz exista”.
A realidade do poder criativo da voz de Deus tem importantes implicações espirituais que vão muito além do próprio relato da criação. A luz é frequentemente usada como metáfora na Bíblia, e a palavra iluminação (“iluminação divina do coração humano com a verdade”) tem a ver com trazer as coisas à luz. A iluminação espiritual é uma espécie de “criação” que ocorre no coração humano. “Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo” 2 Coríntios 4:6. O próprio Jesus é “a luz do mundo” João 8:12.
Quando Deus disse: “Que haja luz” na criação, e a luz apareceu, isso mostrou o poder criativo e o controle absoluto de Deus. A luz física que Deus fez no primeiro dia da criação é uma imagem maravilhosa do que Ele faz em cada coração que confia em Cristo.Isto é a Verdadeira Luz. Não há necessidade de caminhar na escuridão do pecado e da morte; Jesus afirmou: “quem me segue não andará na escuridão; pelo contrário, terá a luz da vida” João 8:12.
Fonte: https://www.bibliatodo.com/